terça-feira, 10 de junho de 2014

Macarrão com Frutos do Mar ao Vinho


Olá, pessoal!
Tudo bem?
Hoje temos mais uma receita muito especial, enviada pela minha irmã, a Paula: um macarrão com frutos do mar, que também leva vinho branco seco na elaboração.
A Paula usou camarão e lula, mas você também pode incluir outros frutos do mar, conforme a sua preferência (ela mesma lembra dos mariscos ou mexilhões, e também não custa lembrar do polvo, por exemplo).
Ela também optou por usar espaguete, mas nada impede que você use outra massa qualquer (eu, por exemplo, tenho um pouco de birra com espaguete, porque acho uma função danada ficar enrolando aquele troço, pra não cortar tudo de uma vez rsrsrs)!
O fato é que a receita, que não é difícil de se fazer, e fica muito interessante. Dá pra impressionar as visitas, tranquilo!
Vamos lá!


Ingredientes:

1/2 pacote de macarrão espaguete
2 tomates sem sementes picados
1 colher de sobremesa de alho picado
1 cebola pequena picada
1 xícara de vinho branco seco
200 g de camarões limpos
100 g de anéis de lula
pimenta rosa
sal e azeite


Modo de Fazer:

Deixe o macarrão cozinhar al dente em água fervente com um pouco de sal e azeite.
Numa panela, aqueça o azeite. Junte o alho e a cebola e refogue por cerca de 3 minutos. 
Na mesma panela, adicione os tomates, sal e quando já estiver soltando água, adicione as lulas e o vinho branco. 
Misture bem, tampe e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos. 
Adicione o camarão, e deixe-o cozinhar. 



Logo após, adicione o macarrão cozido al dente. Misture bem. Se quiser, neste momento acrescente mariscos. Tampe e deixe cozinhar por mais 2 minutos. Desligue e coloque a pimenta rosa por cima. 


Eu ainda joguei dill (endro) seco. Sirva em seguida com queijo ralado. Se preferir o molho mais grosso, adicione um pouco de farinha (eu prefiro ele molhadinho assim mesmo).


É isso aí, pessoal!
Esperamos que vocês gostem da ideia, testem e aprovem!
Vocês podem observar, pela última fotografia, que a Paula, rebelde que é, fez o macarrão ser acompanhado de um vinho tinto...
E aí você pode perguntar: mas pode, isso, Arnaldo (ou, no caso, Virgulino)?
É o seguinte.
Há um lenga lenga danado, segundo o qual, supostamente, frutos do mar não devem ser servidos com vinho tinto. MAS, que fique claro: essa não é uma regra absoluta.
Salvo algumas raras exceções (salmão, por exemplo, realmente não fica bacana quando acompanhado de vinho tinto), os frutos do mar vão muito bem com tintos leves (notem, leves, e não suaves, certo), sem taninos muito pronunciados.
E tem outra: o negócio é tocar o troço conforme a sua preferência pessoal. Se você preferir servir a macarronada acompanhada daquele vinhão doce e que deixa até a taça manchada, na boa, o dinheiro, o estômago e o fígado são seus, faça com eles o que bem entender.
Para ver outras receitas, consulte o nosso índice, e também curta nossa fanpage para ficar sempre a par das novidades, das promoções e notícias que pintam por lá.
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"

Nenhum comentário:

Postar um comentário