segunda-feira, 16 de junho de 2014

Linguado à Parmigiana


Olá, pessoal!
Tudo bem?
A receita de hoje é de filé de linguado à parmigiana.
Nós já falamos um pouco sobre esse peixe quando ensinamos a receita de linguado ao forno com batatas e alcaparras. Delicioso.
Hoje esse mesmo peixe (um dos meus preferidos, pelo sabor e textura delicados) vem na versão à parmigiana: que consiste, basicamente, em apresentar o peixe empanado e frito coberto por queijo e molho de tomate.
Essa mesma técnica é usada, com sucesso, para carnes (veja aí o famosíssimo filet à parmigiana), aves e mesmo legumes.
Sua origem é um tanto quanto controversa. Há menções que variam desde o que pareceria mais óbvio (teria surgido em Parma, e por isso o nome parmigiana), até a especulações sobre ser uma receita genuinamente brasileira (criada por imigrantes italianos no interior paulista, que teriam dado a denominação em homenagem à sua terra de origem).
Em outros países da América do Sul, os pratos preparados assim são conhecidos como milanesa à la napolitana (e os hermanos argentinos, inclusive, dizem que a ideia teria sido criada no Restaurante Napoli, que teria criado a pizza napolitana, nos anos 1940). Vai saber!
O que dá para saber é que não existia parmigiana antes do descobrimento da América, haja vista o fato de o tomate ser reconhecidamente uma planta de origem americana (pois é, meus caros... nada de molho de tomate na Itália antes de os europeus chegarem por aqui)!
O fato é que as receitas à parmigiana são, invariavelmente, deliciosas. Quem criou estava, realmente, inspirado!
Vamos à receita.


Ingredientes:

400g de filés de linguado
1 sachê de molho de tomate
farinha de trigo (para empanar)
sal temperado
flor de sal
1 limão
parmesão ralado grossamente
azeite (para fritar)


Modo de Fazer:

Corte os filés no formato de bifes e tempere o peixe com o suco de um limão e o sal temperado (ou sal branco e os temperos de sua preferência), e deixe marinar por meia hora.




Passe os filés de peixe levemente pela farinha de trigo (cubra o fundo de um prato com a farinha, para fazer essa operação), por todos os lados.


Adicione um fio de azeite (apenas o suficiente para cobrir o fundo) a uma panela antiaderente. Deixe esquentar bem, até que a temperatura esteja estável. Adicione os pedaços de peixe e deixe fritar (fogo baixo), por 4 minutos de cada lado.



Quando o peixe estiver frito, polvilhe o queijo por cima, e cubra tudo com o molho de tomate. Nesse momento, você pode polvilhar com um pouquinho de flor de sal, para garantir o acerto do tempero. Também pode polvilhar orégano ou manjericão, por exemplo, conforme sua preferência.



Mantenha o fogo aceso simplesmente durante o tempo suficiente para derreter o queijo. Neste momento, se você usar a mesma técnica que usamos (fazer em cima do fogão), abafar com a tampa pode ajudar. Se você preferir fazer essa finalização no forno; coloque o peixe frito em um refratário untado com azeite, monte tudo, conforme a ordem apresentada e leve ao forno pré-aquecido, em temperatura média baixa, apenas pelo tempo suficiente para derreter o queijo.


Está pronto!


É isso aí, pessoal!
O prato fica delicioso!
Nós preferimos usar o queijo parmesão, mas você também pode usar mussarela ou outro queijo de sua preferência (melhor usar os minimamente "curados", e não os "frescos", para não soltar água). É comum usarem mussarela, por exemplo.
Esperamos que vocês gostem da ideia: fácil de fazer e com resultado muito gostoso.
Como sempre, estão todos convidados a participar.
Para ver outras receitas e resenhas, dê uma olhada no nosso índice, e também passe para curtir nossa fanpage para ficar sempre a par das novidades aqui do blog e de notícias gastronômicas que a gente compartilha só por lá.
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"

Nenhum comentário:

Postar um comentário