sexta-feira, 9 de maio de 2014

Cachorro Quente


Olá, pessoal!
Tudo bem?
A receita de hoje é mais uma contribuição da minha irmã, a Paula!
Já fazia um tempo que, por solicitação de alguém, eu tinha pedido à Paula que enviasse essa receita (um dos muitos motivos pelos quais sinto uma saudade danada da época em que morávamos juntos, aqui em Londrina).
A origem do famoso hot dog é um tanto controvertida (com uma briga entre alemães e americanos pela paternidade da "criança").
No geral, um cachorro quente é um pão com salsicha, e pronto (aliás, quem quiser ver comentários sobre esse ingrediente também pode dar uma olhada na receita de enroladinho de salsicha que foi ensinada, também, pela Paula).
De qualquer forma, dá para dizer que, como de costume, aqui no Brasil a ideia ganhou uma cara diferente (e um jeitão específico em cada região). Aqui em Londrina, por exemplo, é tradicional colocar frango desfiado no recheio do cachorro quente. Em alguns lugares o diferencial é o purê, em outros ovo cozido, ou salada, até chegar no chucrute, imaginem só!
A receita da Paula é diferenciada porque leva salsichas picadas, e porque permite a cada comensal que recheie o seu próprio cachorro quente, com o que bem entender de maionese, catchup e mostarda, caprichando bem na batata palha... Uma delícia!
Vamos à receita!


Ingredientes:

1 pacote de salsicha
1 lata de molho de tomate

2 colheres de catchup
1 cebola pequena picada
1 tomate picado
1/2 cubo de caldo de carne
Manjericão ou salsinha
Azeite
Alho




Modo de Fazer:

Para iniciar a receita é preciso escaldar a salsicha em agua fervente. Não cozinhe ela!



Depois, picar a salsicha bem pequena.




Já nos preparativos do molho, refogar a cebola e o alho no azeite até que a cebola esteja transparente. Acrescentar o tomate picado e o manjericão e deixar até ferver, para começar a desmanchar o tomate. 


Após isto juntar a lata de molho, o catchup (como ele é adocicado, ajuda a equilibrar a acidez, mas pode ser substituido por uma pitada de sal), e o caldo de carne esfarelado. Deixar levantar fervura e deixar ferver por mais 2 minutos.



É importante checar ao final se o sal está do gosto da pessoa.
Pode ser servido em pão de cachorro quente ou pão francês, acompanhado de batata palha.


É isso aí, pessoal!
Vendo as fotografias deu uma saudade danada da minha irmã, viu... :-)
Essa receita garante a alegria da criançada (e a nossa, também). É claro que você pode variar o molho com temperos de sua preferência. E também pode dar opções a quem vai montar o lanche (disponibilizando molhos de pimenta, por exemplo, para o momento de rechear o pão).
Como sempre, estão todos convidados a participar!
Para ver outras receitas, visite nosso índice, e também passe para curtir nossa fanpage para ficar a par das novidades.
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"

Nenhum comentário:

Postar um comentário