terça-feira, 8 de abril de 2014

Salmão com Molho de Mostarda


Olá, pessoal!
Tudo bem?
A receita de hoje foi enviada por uma aluna minha do Curso de Direito da Faculdade Norte Paranaense (UNINORTE), a Larissa Quaglio.
A Larissa, aliás, resistiu à tentação do plágio (tentação tão presente, pelo menos no mundo acadêmico), e deu os créditos da receita à sua cunhada, a Stéphane Guirardelli. Ponto para as duas!
O prato é um salmão ao molho de mostarda.
Nós já fizemos uma breve observação sobre o salmão, em uma receita que nos foi enviada pelo Baleotti, meu professor e amigo (olha que o blog tá quase virando uma experiência acadêmica, também, rsrs), mais especificamente no prato salmão ao pesto de manjericão.
De qualquer forma, vale sempre frisar: como o salmão é um peixe de sabor bastante delicado e de consistência firme, ele é realmente muito interessante para ser usado em uma série de pratos (cru, frito, grelhado, assado...). O que vale é a criatividade.
Vamos à receita!


Ingredientes:

2 filés de salmão
1 cebola ralada
1 caixinha de creme de leite
3 colheres (sopa) de mostarda
alcaparras
limão
azeite
sal


Modo de Fazer:

Salmão:

Forrar a forma com papel alumínio (para não grudar na forma), coloque o peixe e tempere com sal, limão e azeite.
Cubra com papel alumínio e leve ao forno por volta de 30, 40 minutos. Retire o papel alumínio e deixe dourar um pouco.




OBS: nós estávamos tão empolgados que acabamos esquecendo de tirar o papel alumínio, e não deixamos dourar. Mais estava uma delícia mesmo assim! (O branco é o limão, e não gordura, rs)

Molho de Mostarda:

Em uma panela, dourar uma cebola ralada com azeite, acrescente uma caixa de creme de leite, três colheres de mostarda (sopa), alcaparras á gosto e sal (quem gosta pode adicionar mais algum tempero, como pimenta).
Nós preferimos colocar o molho em recipiente separado, desta forma cada um pegava o quanto queria.


Como acompanhamento arroz branco e salada de alface. Ah, a alface que fizemos é um temperinho um pouco diferente também, é alface americano com azeite, mostarda e queijo ralado.
E pronto, muito simples de fazer, e fica uma delícia!

É isso aí, pessoal!
A receita realmente parece muito interessante e bastante fácil de se fazer.
O limão, a mostarda e as alcaparras dão personalidade ao salmão, e isso é muito bacana!
Fica registrado um agradecimento à Larissa, e o convite para que se junte à turma de colaboradores frequentes do blog!
Ficam, também, sempre, todos convidados a participar! É só mandar a receita e as fotografias, que a gente edita e coloca aqui. O legal é que o nosso acervo vai ficando com um jeitão mais heterogêneo, e que todo mundo vai conseguindo trocar experiências, dicas e truques.
Para ver outras receitas, dê uma olhada no nosso índice e também curta nossa fanpage para ficar sempre a par das novidades.
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"

Nenhum comentário:

Postar um comentário