segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Lasanha de Presunto e Queijo ao Molho Especial


Olá, pessoal!
Tudo bem?
Hoje temos uma receita especial, que, segundo consta, faz a alegria de muitas famílias desde a Roma Antiga!
É evidente que, ao longo do tempo, o prato foi sofrendo algumas modificações, e que foram surgindo variações regionais, mas acredito que a maior parte dos brasileiros acaba ficando com água na boca (e deve ter boas recordações do tempo de infância), quando vê uma lasanha feita com esmero.

No final das contas, pelo que me parece, o diferencial de uma boa lasanha (além da escolha de ingredientes  de boa qualidade, é claro) está na elaboração de um molho especial...
No nosso caso, nós escolhemos trabalhar, além do molho de vermelho de sachê, com outros detalhes como tomates sem pele e sem sementes (pela textura) e pimenta calabresa. Também decidimos fazer um molho meio "misto", adicionando leite e creme de leite, mas substituindo o amido de milho por pó para sopa de cebola. Aliás, neste ponto, na realidade, eu pego 250ml de água, diluo 2 colheres de sopa de leite em pó e a sopa de cebola e misturo bem, não tem erro!
Vamos logo à receita!


Ingredientes:

1 pacote de massa para lasanha
300g de presunto magro fatiado
300g de mussarela fatiada
3 tomates sem pele e sem sementes cortados em cubos
1 sachê de molho de tomate
1 copo de leite
3 colheres de sopa de creme de leite
4 colheres de sopa de cebola
1/2 cebola em cubinhos
2 dentes de alho espremidos
parmesão ralado grossamente
pimenta calabresa
azeite
sal


Modo de Fazer:

Coloque a cebola para refogar em um fio generoso de azeite.
Quando a cebola estiver transparente, adicione o alho.
Após um minuto, adicione o tomate (você pode usar a técnica que já ensinamos para extrair também a pele dos tomates, no post sobre tomates pelados). Adicione, também, o sal e a pimenta calabresa (lembrando que o sal não deve ser exagerado, porque, em geral, a massa, o presunto e o queijo já são temperados, mas que deve ser suficiente para todo o molho; e que a pimenta calabresa deve ser suficiente para influenciar no resultado em conjunto com todos os ingredientes).


Logo em seguida (o negócio é não enrolar muito para fazer o molho, para que o tomate não derreta totalmente), adicione o molho de tomate e, assim também, a sopa de cebola dissolvida no leite.



Espere só o tempo de começar a ferver, apague o fogo, adicione o creme de leite e mexa bem para deixar uniforme.



Coloque o forno para pré-aquecer, em fogo alto.
Espalhe uma camada fina do molho em um recipiente refratário (de tamanho suficiente para toda a lasanha).
Por cima, coloque a massa para lasanha (nós utilizamos massa pré cozida que vai direto ao forno, para facilitar o processo, mas você pode utilizar qualquer massa, desde que observe as indicações do fabricante), lembrando de deixar algum espaço para a massa crescer.


Por cima da massa, coloque uma camada de presunto, e, depois uma camada de queijo.



Espalhe mais molho, por cima disto tudo, e vá repetindo o processo até a massa terminar (uma camada de molho, uma de massa, uma de presunto, uma de queijo e, novamente, uma de molho).Tome cuidado para espalhar o molho com parcimônia, para que não falte até o final (pode parecer muito, mas acredite que se você não prestar atenção, ele acaba antes da hora).


Termine com uma camada de massa, sobre a qual você deve espalhar o restante do molho.
Polvilhe o parmesão ralado grossamente, por cima de tudo, e leve ao forno pré aquecido, em fogo alto (para garantir que fique tudo bem gratinado), por 30 minutos.



E está pronto, moçada!


Fica uma delícia, podem acreditar!
Para falar a verdade (e sem nenhuma modéstia, é claro), na primeira vez que a gente preparou esse prato eu fiquei pensando que até daria pra colocar pra concorrer com a lasanha da minha avó, viu! Hahahaha

Como sempre, estão todos convidados a participar!
Para conferir outras receitas e resenhas, visitem nosso índice!
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"

Nenhum comentário:

Postar um comentário