sexta-feira, 12 de julho de 2013

Sukiyaki


Olá, pessoal!
Tudo bem?
Depois da receita de Yakissoba dos Maikuma (com a qual nos brindou o nosso amigo Totti), eu acabei me animando pra trazer pra cá uma receita de sukiyaki.
Este é um prato originário do Japão, que pode ser apresentado em diversas formas.
Uma caraterística tradicional está em preparar a receita na mesa (assim os comensais vão ajudando na preparação, e podem ir papeando enquanto isto... acredito que o espírito geral acaba lembrando um pouco as ocasiões em que fazemos um bom fondue de queijo, por exemplo). Uma diferença importante para com o yakissoba está no fato de que este consiste em uma técnica de fritar o macarrão, enquanto no sukiyaki o macarrão é cozido em um caldo especial com os demais ingredientes.
Para preparar este prato, o melhor é ter uma panela elétrica de bom tamanho (o que permitirá preparar o prato na própria mesa onde ele será servido). Se não tiver essa opção, também é possível usar uma panela grande anti aderente, no fogão mesmo, e aí depois essa panela é levada à mesa, para ser servida.
Aqui, nós apresentamos uma versão simplificada, até para manter o espírito do blog.
Vamos à receita!


Ingredientes:

Para o Caldo
1 xícara de água
1/2 xícara de shoyu
1/2 xícara de sakê de uso culinário
4 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de aji nomoto
1 colher de chá de gengibre em pó
20g de hondashi

Carne e Legumes
250g de carne (magra, bovina ou suína, fatiada finamente)
250g de macarrão para udon (pré cozido)
8 folhas de acelga (picada grossamente)
200g de moyashi
200g de tofu (cortado em cubinhos)
200g de brócolis
100g de shiitake (fatiado)
100g de shimeji
100g de massa de peixe (fatiada)
2 cebolas (em pétalas)
5 talos de cebolinha (cortados em pedaços de 5cm)
manteiga


Modo de Fazer:

Para fazer o sukiyaki você precisará de uma fase prévia de preparação. Nela, você cortará a carne e vegetais segundo a sua preferência, cozinhará o macarrão de acordo com as instruções do fabricante (em geral, de 7 a 8 minutos em água fervente) e misturará os ingredientes do caldo (isso mesmo, só misturar tudo muito bem, e o caldo está pronto). Deixe tudo a disposição, na mesa onde for preparar a receita.


Derreta manteiga, e coloque a carne para grelhar. Quando a carne já estiver grelhada de um lado, vire tudo, para grelhar também do outro lado.


Quando a carne estiver grelhada dos dois lados, amontoe ela em um canto da panela. Em seguida, adicione os vegetais que precisarão de mais tempo de cozimento (no nosso caso, a cebola, o brócolis, o shiitake e o shimeji). Organize os vegetais na panela, e adicione todo o caldo (observação: você pode colocar os vegetais na panela de forma que fiquem misturados, como na foto abaixo, ou organizar para que eles fiquem separados, como em uma fotografia da variação que ensinaremos no final deste post). Deixe cozinhar um pouco.


Em seguida, você pode adicionar a cebolinha e a acelga.


Logo em seguida, junte também o tofu cortado em cubinhos (tomando o cuidado para não mexer muito o tofu, para que ele não despedace) e a massa de peixe fatiada.


Junte também o macarrão, e vá mexendo para que ele se solte e absorva o caldo.



Por fim, adicione o moyashi e deixe cozinhar por dois minutos (é bem rapidinho, para ele não sumir completamente).


E está pronto, moçada!


Na hora de servir, é só prestar atenção para pegar um pouco de cada ingrediente, e para regar tudo com um pouquinho do caldo que tiver ficado no fundo.

É isso aí, pessoal!
Fica uma delícia, e a preparação já é uma oportunidade para ir tomando uma e colocando o papo com os amigos em dia!
Evidentemente, você pode variar os ingredientes e quantidades de acordo com a sua preferência (nós, por exemplo, costumamos aumentar significativamente a quantidade de cogumelos, e você também pode querer usar cenoura, couve-flor, algas e tudo mais).
Uma variação possível é substituir a carne por camarão (há quem também faça com peixe, mas aí é necessário bastante cuidado para ele não desmanchar). Também é possível ir deixando os ingredientes separados. Fica bem interessante.


Como sempre, estão todos convidados a participar! Mandem suas próprias receitas, resenhas e tudo mais!
Para conferir outras receitas, visitem o índice do nosso blog!
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"

Nenhum comentário:

Postar um comentário