segunda-feira, 1 de julho de 2013

Pastel de Camarão


Olá, rapazeada!
Tudo bem?
A receita de hoje é de um trivial e delicioso pastel de camarão!
Já deu pra perceber, acredito, que eu sou verdadeiramente doido por camarão (vejam só as receitas anteriores de camarão na morangacamarão ao catupiry, risoto de camarão, espetinho de camarão, camarão com molho de tomate e leite de coco, jambalaya, e a variação sugerida da receita de cubos de frango ao molho de tamarindo (e se você quiser ver outras receitas, consulte o índice do blog)! E já tem outras receitas com camarão na fila pra virem pra cá!
Hoje a intenção é matar um pouquinho a saudade daqueles finais de tarde na praia, quando a gente para em um botequinho qualquer pra comer um bom pastel de camarão e tomar uma cerveja gelada, num canto qualquer, enquanto ouve o mar... Ê laiá!
Vamos logo à receita!

Ingredientes:

250g de camarão pré cozido
1/2 sachê de molho de tomate
1/2 garrafinha de leite de coco
1/2 cebola
sal
cream cheese (opcional)


Modo de Fazer:

Refogue a cebola, cortada finamente em rodelas, em um fio generoso de azeite.


Quando a cebola estiver bem dourada, abaixe o fogo e junte o camarão pré cozido e tempere com sal (observação: se você tiver camarão fresco, tire as cascas, cabeça e patas, coloque ele em uma panela com água em temperatura natural, no fogo baixo, até levantar fervura; deixe ferver por 2 minutos, apague o fogo, deixe esfriar e reserve até esse passo da receita; você também pode usar camarões frescos, sem casca... neste caso, você primeiro espera o molho chegar à textura desejada, e depois adiciona os camarões, deixando cozinhar 7 minutos, sempre em fogo bem baixo... o risco, se você não for um pouco experiente e se o camarão não for lá tão bom, é ele soltar um tantão de água...).

Quando o camarão estiver bem refogado, junte o molho de tomate e misture bem.


Logo em seguida, junte o leite de coco e misture bem.


Deixe ferver por mais 2 minutos, apague o fogo e deixe esfriar.


Estique a massa de pastel e coloque o camarão previamente preparado, como recheio.


Adicione o cream cheese, caso decida utilizá-lo.
Corte a massa de forma suficiente para cobrir todo o recheio.


Dobre a massa, e use um garfo para fechar as bordas (faça isso com bastante atenção, para evitar que o recheio escape durante a fritura).
Repita o procedimento até que o recheio acabe, mantenha os pastéis dentro do plastiquinho da massa, para evitar que grudem e que a massa resseque.


Ponha umas três xícaras de óleo em uma panela não muito grande (assim você garante uma certa profundidade) e deixe ficar bem quente (uns 7 minutos em fogo alto).
Abaixe o fogo, e coloque o pastel. Vá virando constantemente (deixando apenas de 2 a 4 segundos de cada lado, antes de virar novamente) até que esteja douradinho.
Tire do fogo e coloque sobre um “papel toalha” para secar o óleo.

Está pronto!
E fica uma delícia!
E o bom é que, em casa, você pode dar uma caprichada no recheio.


Como eu disse lá no início, considero esta uma receita bem boa pra se matar a saudade da praia, viu!
Vale a pena servir esses pastéis acompanhados de um bom molho de pimenta, e também de catchup e mostarda (para quem gosta de condimentar um pouco).
E é isso aí!
Como sempre, estão todos convidados a participar (críticas, sugestões, receitas, resenhas e tudo mais são sempre muito bem vindos).
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"

Um comentário: