segunda-feira, 24 de junho de 2013

Frango com Creme de Mostarda


Olá, pessoal!
Tudo bem?
A receita de hoje é uma colaboração de um ex-aluno, o Guilherme Spagnolo (de quem tive a honra de compor a banca de avaliação do trabalho de conclusão do curso de graduação em Direito, na UNINORTE, aliás).
Vale, aqui, uma observação sobre o tal sassami, que é tão comum atualmente em nossos supermercados, sem que a gente saiba muito ao certo o que é.
Pois bem, o sassami consiste em tiras de peito de frango, sem osso, retiradas mais especificamente da lateral do filé. Mais ou menos assim: para que o filé fique mais apresentável, as empresas retiram as laterais (que não têm problema algum, mas poderiam ficar com um aspecto de "rebarba" do restante da peça) e vendem de forma separada o "filé" (a parte mais volumosa do peito) e o sassami (essa parte de ambas as laterais que acaba constituindo uma tira de carne sem osso).
No final das contas, o sassami acaba sendo um corte menos volumoso do peito, que também é bastante adequado para uma série de pratos muito saborosos.
Dito isto, vamos logo à receita, nas palavras do próprio Guilherme:

"Esta receita é relativamente fácil e descomplicada, (uma boa principalmente para amadores, como eu), no entanto, digna de elogios e não deixa de ser uma boa pedida para um jantar rápido e 'não tão vagal', visto que seus ingredientes são comuns nas residências,  principalmente quando é 'em cima da hora'. No meu caso, resolvi ir pra cozinha quando o mercado já estava fechado, fiz um levantamento do que possuía em casa e pau na máquina!


Ingredientes:

1 Kg de Sassami de Frango
1 Limão pequeno
1 Caixinha de creme de leite
1 Cubinho de caldo de galinha
2 Dentes de alho espremidos
4 Colheres de mostarda
1 Colher margarina
1 Pimenta do reino, orégano, alecrim, salsa desidratada (e outras ervas de sua preferência para temperar os filezinhos).
Sal a gosto.
Azeite para untar a assadeira.


Modo de preparo dos filés:

- Tempere os filezinhos com limão, sal a gosto, alho e os temperos de sua preferência, e deixe marinando de 15 a 20 minutos mais ou menos.
- Unte um refratário com azeite, (de preferência de vidro, que ajuda a evitar que os filezinhos grudem e se deformem).
- Disponha filezinhos no refratário, cubra com papel alumínio e leve ao forno médio por aproximadamente 40 minutos (ou até que estejam cozidos e macios, depende da potência do forno).
- Retire o papel alumínio, escorra a água, e pincele os filezinhos com mostarda, (eu usei ela pura mesmo) pra dar uma 'corzinha' nos filés.
- Volte ao forno por mais uns 20 minutos, ou até que eles estejam dourados.


Modo de preparo do creme de mostarda:

- Com o fogo baixo, derreta a colher de margarina em uma panela, e doure 1 dente de alho espremido.
- Acrescente aos poucos o creme de leite, depois o caldo de galinha (eu triturei ele pra evitar que o mesmo 'empelotasse') e a mostarda (a mostarda pode ser alterada a gosto, eu prefiro o creme bem com 'cor de mostarda' rsrs, só tome cuidado pra não exagerar, pode ficar enjoativo) e ajuste o sal. Mexa até criar consistência desejada.  
- Retire os filezinhos assados do forno e despeje o creme neles na hora que for servir.

Uma sugestão é servi-los com arroz branco, acompanhados de batatas fritas.
Bom apetite e grande abraço!"


É isso aí, pessoal!
Pelo jeito fica muito gostoso mesmo!
E vejam que o Guilherme deu uma caprichada na apresentação final do prato! Tá de parabéns!
Fica registrado o meu agradecimento ao Guilherme, pela disposição de mandar a receita explicadinha, e também a todos os que já colaboraram aqui com o blog. E também fica sempre o convite de que todos enviem suas próprias receitas e resenhas, para que a gente fique com um jeitão mais heterogêneo!
Para ver outras receitas e resenhas que já foram publicadas aqui, acesse nosso índice!
Um abração a todos e "inté",

Thiago "Virgulino"

Nenhum comentário:

Postar um comentário