quarta-feira, 29 de maio de 2013

Camarão na Moranga


Olá, pessoal!
Tudo bem?
A receita de hoje estava já há um bom tempo na nossa programação: camarão na moranga!
Essa é uma receita bastante tradicional no litoral de São Paulo (Bertioga, se não me engano, tem até um festival dedicado à iguaria). Ela também aparece bastante no nordeste.
Curiosidade histórica: a moranga é um vegetal que pertence à família das curcubitácias (que também inclui o chuchu, a melancia e o pepino, por exemplo), e os pesquisadores acreditam que essas plantas começaram a ser cultivadas por conta de suas sementes comestíveis (haja vista que as espécies nativas quase não têm polpa; os frutos carnosos de hoje em dia resultam de centenas de anos de seleção feita durante o cultivo).
Curiosidade nutricional: o consumo de moranga ajuda na manutenção dos níveis de vitamina A (importante para os olhos); mas o excesso pode dar à pessoa um aspecto amarelado (que não está ligado a nenhuma enfermidade, mas que deixa o peão com um jeitão bem estranho).
Curiosidade gastronômica: além da polpa, também dá pra usar as sementes (torradas, descascadas e salgadas elas dão um excelente aperitivo), as flores (refogadas à milanesa) e os brotos (pra fazer a tradicional cambuquira).
Curiosidade antropológica e etimológica: parece que o gosto pelo vegetal (e pelas variações de recheios com frutos do mar) chegou ao Brasil por meio dos escravos trazidos de ilhas atlânticas de colonização portuguesa (na Ilha da Madeira ela ganha o nome de moganga e nos Açores é chamada de bugango).
A receita que apresentamos hoje leva um recheio a base de camarão; mas ela também fica muito gostosa com outros recheios, como o de carne seca, por exemplo.
Na preparação desse prato, nós utilizamos camarão pré cozido.
Isso evita o risco de que o camarão solte água e que isso acabe enrolando a preparação do prato.
Você também pode utilizar camarão fresco, sem problema, só redobrando o cuidado para adicionar o tempero apenas depois que o crustáceo já estiver rosadinho (ou seja, cozido, o que ocorre bem rápido, entre 5 e 7 minutos), o que evitará a perda excessiva de água. Se você comprar camarão fresco e preferir que ele esteja pré cozido no momento de preparar a receita, é só colocar ele em uma panela com água e levar ao fogo bem baixo até levantar fervura, depois deixar esfriar e escorrer.
Mas vamos logo à receita propriamente dita!


Ingredientes:

1 moranga grande
750g de camarão médio pré-cozido
5 tomates sem sementes picados
1 cebola picadinha
3 dentes de alho espremidos
1 caixinha de creme de leite
1 copo (200g) de requeijão
pimenta calabresa
parmesão ralado
sal


Modo de Fazer:

Lave bem a moranga, com uma bucha, para que ela fique bem limpa.


Com uma faca, com bastante cuidado, abra um buraco em vonta de onde fica o pedúnculo da moranga. Depois de passar a fata para fazer a abertura, é melhor utilizar uma colher ou espátula para ajudar a fazer a força necessária para tirar essa tampa (para evitar acidentes com a própria faca). É importante que o buraco tenha um tamanho suficiente para permitir a retirada do prato, com uma concha ou colher grande, quando estiver pronto (nesse dia aí, para falar a verdade, eu esqueci desse detalhe e acabei acertando o tamanho da abertura depois).


Usando a ajuda de uma colher e as mãos, retire todas as sementes de dentro da moranga (esse é um trabalho um pouquinho demorado, porque o ideal é que não fique realmente nenhuma semente dentro da moranga; se você tiver onde plantar, agora é a hora de espalhar as sementes sobre um papel toalha, para reservá-las para plantio posterior; você também pode reservá-las para torrar, o que dá um petisco bem gostoso).


Coloque sal a gosto dentro da moranga (eu usei o famoso sal temperado preparado pelo meu pai) e espalhe com os dedos por toda a parte interna.


Envolva a moranga completamente em papel alumínio, e leve ela ao forno (fogo médio baixo) por 45 minutos. Dica importante: coloque a parte espelhada do papel alumínio para dentro (Física na cozinha... a propriedade reflexiva ajuda a concentrar o calor na parte para a qual essa parte espelhada está voltada... como o objetivo é cozinhar a moranga, e não deixar ela bonita dentro do forno, pode ir com fé que vai funcionar bem melhor assim).


Quando tiverem passado os 45 minutos, desligue o forno e deixe a moranga lá, esfriando sozinha.
Enquanto isto, coloque a cebola para dourar em um fio generoso de azeite.


Quando a cebola estiver ficando dourada, adicione o alho espremido.


Após uns 2 minutos, acrescente o camarão e deixe refogar por mais uns 5 minutos.


Adicione o sal e o tomate e mexa bem.



Deixe refogar por mais uns 5 minutos, para começar a derreter o tomate.


Apague o fogo, adicione a pimenta calabresa, o creme de leite e o requeijão e mexa bem, para formar uma mistura uniforme.





Tire a moranga do forno e retire o papel alumínio com cuidado para não se queimar.
Vire a moranga para cima, e preencha completamente com o camarão. Uma dica é ir intercalando parmesão ralado enquando vai enchendo a moranga.



Por fim, cubra com parmesão ralado, e leve ao forno em fogo médio baixo, por 25 minutos, para gratinar e concluir o cozimento da moranga.


Está pronto, moçada!
Fica realmente delicioso!
Nós servimos o prato com arroz branco, simplesmente (ele também vai bem acompanhado de uma salada verde, por exemplo).
Você pode rechear a moranga de outras formas (inclusive substituindo o camarão por carne seca dessalgada, por exemplo; ou utilizando camarão com molho de tomate e leite de coco; são muitas as possibilidades).
Também dá pra usar camarão sem estar pré-cozido. Neste caso, você precisa apenas temperar o camarão uns 30 minutos antes; aí você prepara primeiro o molho, espera ele chegar à consistência adequada, e depois junta o camarão para cozinhar, no fogo bem baixinho, por uns 7 minutos (o risco é apenas você errar na mão, e o camarão soltar muita água e enrolar o processo).
Esperamos que vocês testem e aprovem (e que dividam conosco as variações que eventualmente testarem).
Como sempre, estão todos convidados a participar.
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"

Nenhum comentário:

Postar um comentário