sexta-feira, 26 de abril de 2013

Espetinho de Camarão


Olá, pessoal!
Tudo em riba?
A receita de hoje é uma homenagem a um japonês maldito que fez faculdade comigo, o Will, e que está vindo passar o final de semana aqui em Londrina.
É que no último carnaval a gente juntou uma turma (Roberta e André, Will e Luana, Dani e eu) e fomos nos embriagar à beira do lindo mar de Bombinhas.
Como já estávamos lá, mesmo, acabamos aproveitando, também, pra comer um tanto de camarão (fazer o quê, né?).
A receita que mais repetimos foi de deliciosos espetinhos de camarão.
Por certo haverá entre vocês uma meia dúzia de filhos de chocadeira que pensarão que fazer um espetinho de camarão é tão simples que o post é absolutamente inútil.
Antes de mandar esses mentecaptos dos infernos irem plantar batata, eu vou esclarecer que hoje vamos dar uma ou duas dicas simples, mas que farão diferença no resultado final.
Vamos logo à receita!


Ingredientes:

250g de camarão médio com casca
1/2 limão
sal temperado
azeite
espetinhos descartáveis para churrasco

Observações importantes: a quantidade sugerida de camarões dá para aproximadamente 6 espetos, com cinco camarões cada; o tamanho médio é bom, porque os camarões muito pequenos acabam estraçalhados pelos espetos e os muito grandes podem ser usados de forma mais nobre.


Modo de Fazer:

A primeira coisa a se fazer, acredito, para garantir o sucesso da empreitada, é abrir uma cerveja bem gelada, para ir colocando o pensamento em ordem (e é melhor ter um bom estoque, porque quando a receita ficar pronta, ela pedirá para ser acompanhada de umas geladas, podem acreditar).

Agora, um primeiro truque culinário (contribuição do meu pai, se não me engano)...
Se você reparar bem no camarão, verá que ele tem uma espécie de ferrão, bem em cima do rabo...
Para garantir que vai ser só alegria, é melhor você tirar os ferrões, um a um (assim ninguém machuca a boca, quando já estiver embriagado degustando os espetinhos). Veja bem: se você ainda não estiver completamente embrigado e tiver um pouco de cuidado, pode, inclusive, conservar a carne que o camarão tem dentro deste ferrãozinho aí.



Tempere os camarões, com pelo menos meia hora de antecedência, com o sal e o limão... E agora... Atenção plena para o segundo truque (contribuição do vendedor da peixaria) de hoje: adicione um fio generoso de azeite! Isto garantirá que, quando forem ao fogo, os camarões não fiquem ressecados!


Enquanto espera o camarão pegar o tempero (é melhor deixar ele em uma vasilha fechada, na geladeira, enquanto isto), pode continuar tomando uma gelada; a gente deixa.
Quando tiver passado o tempo do tempero, imediatamente antes de levar os camarões ao fogo, coloque-os, um a um, no mesmo sentido (o que garante que o espaço seja melhor aproveitado), nos espetinhos. Lembre de deixar espaço na ponta do espeto (vocês vão entender isso em seguida) e na base (para poder manusear o espeto sem muito drama).


Acenda o fogo de uma churrasqueira de carvão, com uma grelha por cima, ou então leve à tomada uma churrasqueira elétrica.

Quando a temperatura da churrasqueira estiver estabilizada, leve os espetinhos ao fogo. Aqui vai o terceiro truque (contribuição do japonês vagabundo em homenagem de quem este post é feito): enganche a ponta dos espetinhos entre os vãos da grelha, para garantir que eles fiquem inclinados. Esta técnica garante facilidade ao manusear os espetinhos sem queimar a mão, e também garante a possibilidade de experimentar camarões de texturas diferentes em um mesmo espeto (os da base ficarão mais crocantes, os de cima ficarão mais tenros; todos deliciosos).


Quando os camarões estiverem ficando bem rosados, vire os espetinhos, para que eles dêem uma grelhada do outro lado. Preste atenção, porque os camarões podem ir grelhando em velocidades diferentes, conforme o lugar da churrasqueira em que estiverem.


Está pronto, pessoal!


Simples de tudo, e fica uma verdadeira delícia!
É interessante fazer os espetinhos serem acompanhados de limão (e de mais cerveja, é evidente)!

Esperamos que vocês gostem das dicas, e que aproveitem a receita para celebrar o espírito de amizade que a gente gosta de ter sempre em mente com este blog aqui!
Como sempre, estão todos convidados a participar! Mandem suas próprias receitas, com seus truques e tudo mais!
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"

Nenhum comentário:

Postar um comentário