terça-feira, 26 de março de 2013

Creme de Ervilha


Olá, pessoal!
Tudo bem?
A receita de hoje é um prosaico, mas delicioso creme de ervilha (que muita gente ficará tentada a chamar de sopa de ervilha, também).
No preparo deste prato, nós utilizamos ervilha desidratada.
A possibilidade de conservação da ervilha desidratada, aliás, faz dela um alimento presente já na dieta dos seres humanos do período neolítico, havendo registros de que ela complementava a alimentação de soldados do Império Romano em campanhas no norte da África (é, o nosso blog também é cultura rsrs)!
Quer mais?
Lá vai...
Foi observando ervilhas que o monge autríaco Johann Gregor Mendel fez as experiências que levaram ao início do estudo da genética (lembravam desta?)!
Voltando à culinária: você bem pode fazer essa receita simplesmente adicionando sal quando abrir a panela de pressão...
Para dar um toque especial, contudo, nós preferimos refogar o tempero à parte, com cebola, linguicinha defumada (uma deliciosa linguicinha apimentada bem defumada) e tomate sem semente...
Dêem uma olhada!


Ingredientes:

1 e 1/2 xícaras de ervilha desidratada
4 e 1/2 xícaras de água filtrada
2 tomates sem sementes em tiras
50g de linguicinha fina defumada
1/2 cebola em rodelas
sal


Modo de Fazer:

Lave bem a ervilha, trocando a água umas duas vezes, pelo menos. Em seguida, deixe a ervilha de molho em 3 xícaras de água filtrada, por 30 minutos.


Coloque a ervilha, com a água na qual ela ficou de molho e mais 1 e 1/2 xícara de água filtrada, na panela de pressão. Feche a panela e leve ao fogo alto. Quando a panela pegar pressão, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 25 minutos. Apague o fogo e deixe a pressão sair naturalmente.



Abra a panela com cuidado, verifique o ponto de cozimento da ervilha (se necessário, tampe novamente a panela para que chegue ao ponto desejado; se já estiver cozida, verifique a necessidade de deixar um pouco mais no fogo, com a panela aberta, para engrossar o caldo, não esquecendo de mexer sempre, para não grudar no fundo).


Em outra panela, coloque a cebola para refogar, em um fio de azeite.


Quando a cebola estiver transparente, junte a linguicinha, cortada em rodelas de aproximadamente 0,5cm de espessura. Deixe a linguicinha refogar, conforme o grau de prévia defumação dela.


Como usamos uma linguicinha bastante defumada, imediatamente juntamos o tomate e o sal (o famoso sal temperado preparado pelo meu pai; se você estiver usando sal branco, pode juntar um pouco de pimenta do reino e de outros temperos, a gosto, para chegar a um resultado mais interessante).


Vá mexendo, e, quando o tomate amolecer (o que deve acontecer bem rápido), apague o fogo.


Junte essa mistura na ervilha, para temperar. Mexa bem, para deixar uniforme.


Está pronto, pessoal!


Fica realmente delicioso esse creme!
Nós servimos ele com queijo parmesão ralado na hora e com croûtons feitos com pão de forma sem casca, alho espremido, azeite, sal, pimenta calabresa e orégão (também fica muito bom); tudo acompanhado por um bom vinho tinto!


Esperamos que vocês experimentem e gostem!
Como sempre, estão todos convidados a participar!
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"

Nenhum comentário:

Postar um comentário