quinta-feira, 21 de março de 2013

Bifes ao Molho de Queijo


Olá, rapazeada!
Tudo bem?
A receita de hoje não envolve o uso de nenhum ingrediente que seja lá muito diferenciado, mas podem acreditar que fica uma delícia!
Apenas algumas observações preliminares...
Se você usar um vinho razoável para temperar a carne, ela ficará com um sabor base delicado... Se você usar um vinho porcaria, corre o risco de deixar a carne com um sabor forte e desagradável... É lógico que ninguém está sugerindo que você use um vinho de duzentos contos (valores em março de 2013) pra temperar bife, mas pode gastar uns vintão que vale a pena!
Também não caia na tentação de colocar apenas o queijo em cima da carne... Ele acaba queimando, emborrachando e virando uma confusão... A mistura de creme de leite e requeijão serve, justamente, para garantir que isso não aconteça, e acaba ficando tudo muito bom!
Dito isto, vamos logo à receita!

Ingredientes:

300g de bifes (eu utilizei bifes de cochão mole sem gordura)
2 colheres de sopa de creme de leite
2 colheres de sopa de requeijão
1/3 xícara de vinho tinto seco
100g de mussarela
alho granulado
sal



Modo de Fazer:

Tempere os bifes com sal (pegue leve, porque a mussarela e o requeijão também já são salgados) e outros temperos de seu gosto (eu utilizo o famoso "sal temperado" preparado pelo meu pai, que contém pimenta do reino, noz moscada e cominho, por exemplo), e adicione o vinho. Deixe marinando por 15 minutos.
Como "vinho aberto é vinho bebido" (porque senão estraga), você já pode ir aproveitando pra beber o resto da garrafa! rsrs



Enquanto isso, misture bem o requeijão e o creme de leite, e reserve.



Coloque um fio de azeite em uma frigideira antiaderente, e deixe esquentar bem. Coloque os bifes para grelhar.


O ideal é deixar o bife sem mexer, até ele estar bom de um lado.


Então vire os bifes para que eles fiquem grelhados, também, do outro lado. Neste momento, você pode acrescentar um pouco do vinho que tiver restado no recipiente onde a carne ficou marinando, assim ela absorve bem os sabores. Para essa operação, eu costumo utilizar fogo alto (assim a carne sela rapidamente, sem perder muito líquido, e continua suculenta).


Quando os bifes estiverem grelhados dos dois lados, tire a frigideira do fogo.
Cubra os bifes já grelhados com a mistura de requeijão e creme de leite.


Por cima, coloque o queijo.


Volte a frigideira, inicialmente tampada, ao fogo médio-baixo, para derreter o queijo.


Quando o queijo estiver derretido, abra a tampa e deixe reduzir qualquer caldo que a mussarela eventualmente tenha soltado.


Tire do fogo, polvilhe o alho granulado (pode ser encontrado em sessões de tempero de boa parte dos supermercados) e sirva imediatamente.


Nós servimos com arroz com macarrão cabelo de anjo e vinho tinto. Tudo uma delícia.
É isso aí, pessoal!
A receita não é lá difícil de se fazer, e o resultado é muito compensador!
Se você for preparar a receita para mais gente, pode ir fritando os bifes, reservando, e depois finalizar a receita em uma assadeira untada com azeite! É só distribuir os bifes na assadeira, cobrir com a mistura de creme de leite e requeijão e, depois, com a mussarela, e levar ao forno em temperatura média, para derreter o queijo.
Como sempre, estão todos convidados a participar, com comentários, sugestões, críticas, e também enviando receitas, resenhas e tudo mais.
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"

Nenhum comentário:

Postar um comentário