quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Petit Gâteau


Olá, pessoal!
Tudo bem?
A receita de hoje tem tudo a ver com o espírito do blog!
Ela foi elaborada pela Carla Rosolém, em um espaço cedido pela Camila Sacchelli Tomasetti, e encaminhada pelo Marcel Manaia, da A4 Negócios Imobiliários!
Uma observação: você bem pode preparar o petit gâteau a partir de chocolate em pó, farinha e tudo mais... A mistura utilizada pelo pessoal que propôs essa receita de hoje facilita um pouco o processo e reduz a possibilidade de erro nas medidas!
O petit gâteau (expressão francesa que significa "bolo pequeno") é uma sobremesa cuja própria origem é bastante controversa (uns dizem ser uma receita genuinamente francesa, outros dizem ser americana), mas consiste, basicamente, em um mini bolo de chocolate, com a casca crocante e recheio cremoso (e os recheios podem variar), que é acompanhado, em geral, de sorvete e de alguma calda ou geleia.
Uma curiosidade é que, apesar de o doce levar uma denominação francesa, na própria França ele ganha um outro nome: fondant au chocolat!
De qualquer forma, acredito que a maior parte das pessoas não vem ao blog para estudar história ou etimologia! rsrs
Vamos logo à receita, segundo as explicações da própria mestre cuca:


"Ingredientes:

1 pacote de mistura para bolo tipo petit gâteau "Fleischmann"
1 ovo
3/4 xícara de leite
1/2 xícara de margarina
farinha e manteiga (para untar a forma)
sorvete de creme




Modo de Fazer:

Despeje a mistura para bolo tipo petit gâteau em uma tigela.
Em seguida, acrescente o ovo e a margarina e misture bem.



Por último, adicione o leite, e mexa até formar uma massa homogênea.


Unte a forma e pré-aqueça o forno a temperatura média.


Distribua a massa por toda a forma (lembrando de deixar um espaço na forma para os bolinhos crescerem, durante o cozimento), e leve ao forno, em temperatura máxima, até que tenha se formado a casquinha, mas antes que o recheio tenha secado (isto levará algo em torno de 8 minutos, dependendo das características de cada forno).



Desenforme os bolinhos, um a um, e coloque em um prato, para servir.
Os bolinhos devem ser desenformados enquanto ainda estiverem quentes (para não desmancharem). Se você não for consumi-los imediatamente, pode reservá-los em uma vasilha (que deverá ficar fechada depois que os bolinhos esfriarem, neste caso, você pode reaquecê-los no forno microondas quando for servir).


Sirva quente, com uma bola de sorvete generosa.
Você também pode decorar com calda de chocolate e caramelo, por exemplo, que fica muito bacana!
Isso, aliás, foi exatamente o que aconteceu nesse dia, conforme vocês podem conferir na primeira fotografia deste post.
Uma outra idéia, é fazer o petit gâteau ser acompanhado por uma boa geleia de frutas (as que forem um pouquinho azedas, também, ficam sensacionais), além do sorvete!
Essa receita rende 12 bolinhos."


É isso aí, pessoal!
Até eu, que não sou muito de doces, curto experimentar um petit gâteau, de vez em quando!
Fica registrado o agradecimento a todo o pessoal (Carla, Camila e Marcel)!
É muito bacana quando vocês participam, porque ajuda a diversificar os estilos espelhados aqui no blog - o que fica ainda mais evidente em relação aos doces (rsrs)!
Fica todo mundo convidado a participar, com comentários, sugestões, críticas, receitas, resenhas e o que mais for viável! Quando digo "todo mundo", significa "todo mundo" mesmo! Se você nem tem contato comigo, sinta-se convidado a entrar em contato por meio de um comentário, e a gente viabiliza uma forma das explicações e fotografias serem enviadas!
Vamos que vamos, rapazeada!
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"

Nenhum comentário:

Postar um comentário