quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Escondidinho de Frango e Cabotiá


Olá, pessoal!
Tudo bem?
A receita de hoje leva ingredientes que, em geral, podem ser encontrados a preços bem razoáveis (apesar de o frango ter aumentado um tanto de preço aqui no Paraná), e o resultado final é verdadeiramente impressionante!
A gente já trouxe um outro escondidinho aqui pro blog e também já trouxe uma receita de risoto de cabotiá. Prova de que as coisas vão se misturando e os resultados vão ficando interessantes!
Sem muita enrolação, vamos lá!


Ingredientes:

500g de frango
1 kg de cabotiá
1 cebola
3 dentes de alho
1/2 copo de leite
mussarela ralada grossamente
parmesão ralado finamente
sal


Modo de Fazer:

Cozinhe e desfie o frango. Você pode fazer isto colocando o frango na panela de pressão com água e o suco de meio limão, e deixando cozinhar por 10 minutos, no fogo baixo, depois que a panela pegar pressão. Use dois garfos para desfiar.



Para cozinhar o cabotiá, use, também, a panela de pressão. Coloque na panela com água, quando pegar pressão, cozinhe no fogo baixo por 7 minutos.
Enquanto isso, refogue meia cebola em cubinhos no azeite. Quando a cebola estiver ficando transparente, adicione o frango desfiado, tempere com sal (eu usei, também, um pouco de açafrão da terra para dar um sabor e cor marcantes), adicione um copo de água, mexa bem e deixe cozinhar até a água secar (esse procedimento garante que o tempero fique bem distribuído).



Quando a água tiver secado, apague o fogo e reserve.



Tire o cabotiá da água e , deixando a casca para baixo, tire a polpa por cima (esse processo facilita muito as coisas, pode acreditar... se você tentar descascar o cabotiá antes, vai ter um tanto de trabalho, e se tentar tirar a casca, ao invés de extrair a polpa, também vai ter um trabalhão danado).



Esmague bem a polpa usando um garfo.



Refogue meia cebola cortada em cubinhos e o alho picado em pedacinhos em uma colher de manteiga ou margarina. Quando a cebola estiver ficando dourada, junte o cabotiá e o leite e adicione sal a gosto.



Vá mexendo bem, para não grudar, até que tenha a consistência de um purê.



Em um refratário untado com azeite, deposite o frango desfiado e refogado, de forma uniforme.
Cubra com a mussarela ralada grossamente (você também pode usar mussarela ou outro queijo de sua preferência em fatias).



Por cima, distribua o purê de cabotiá e alise para ficar uniforme.



Polvilhe com o parmesão ralado finamente.



Leve ao forno pré-aquecido, em fogo médio alto, por 15 minutos, para gratinar.
E está pronto!



Nós servimos esta receita com arroz branco, e também tomamos um vinho tinto!




Estava delicioso!
Quem gosta de pastel de frango com queijo vai curtir muito!
Vale lembrar que o cabotiá tem um sabor adocicado, que, junto com os demais temperos, dá um toque todo especial à receita.
Você também pode colocar um pouco de salsinha bem picadinha, quando refogar o frango e finalizar o purê; eu acabei não colocando.
Esperamos que vocês testem e aprovem a ideia!
Como sempre, está todo mundo convidado a comentar e a participar de todas as formas.
Mandem suas próprias receitas, também.
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"

Nenhum comentário:

Postar um comentário