segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Escondidinho de Carne Moída Especial


Olá, rapazeada!
Tudo bem?
A receita de hoje leva um pouquinho mais de tempo para ficar pronta, mas não é nada absurdo, e também é bem fácil de se fazer, no final das contas.
O escondidinho é um prato que acabou ficando tradicional de muitos botecos, e que se apresenta em diversas variações. No final das contas, consiste em alguma carne moída ou desfiada, coberta por purê (e nesse purê também há muitas possibilidades, que vão desde a mandioca, mas que também podem incluir cabotiá, mandioquinha salsa, cenoura, etc) e levada ao forno para gratinar.
Na receita de hoje, decidimos temperar a carne com sopa de cebola, para dar um sabor diferenciado, e fazer o purê a base de mandioquinha salsa e cenoura.
Vamos lá!


Ingredientes:

500g de carne moída
1 cebola cortada em cubos pequenos
1 envelope de sopa de cebola
3 mandioquinhas salsa grandes
4 cenouras pequenas
1 copo de leite
mussarela ralada grossamente
parmesão ralado finalmente
sal




Modo de Fazer:

Coloque a mandioquinha salsa e a cenoura para cozinhar. Duas observações: 1 - As quantidades que nós sugerimos ali nos ingredientes depende muito do tamanho. Isso é meio a olho, não tem jeito. 2 - Nós preferimos descascar a mandioquinha salsa e tirar a parte mais superficial da cenoura antes, para facilitar o processo depois; e colocar na panela de pressão, para agilizar. Se você também for fazer isto, coloque tudo na panela de pressão com água suficiente para cobrir, e leve ao fogo alto. Quando pegar pressão, diminua o fogo e deixe por cinco minutos. Se você for usar uma panela normal, leve ao fogo alto, quando ferver, abaixe o fogo e deixe até estar bem cozido.



Refogue metade da cebola no azeite. Quando a cebola estiver dourada, junte e carne moída e vá mexendo bem, para deixar ela bem soltinha. Tempere com um pouco de sal (se você for usar a sopa de cebola, pegue leve no tempero, porque ela já tem sal também).



Dissolva bem a sopa de cebola em 200 ml de água.



Quando a carne estiver bem refogada, junte a sopa de cebola dissolvida, mexa bem, desligue o fogo e reserve.



Tire a mandioquinha salsa e a cenoura já bem cozidas da água, amasse bem, usando um garfo.





Refogue a outra metade da cebola, na manteiga ou margarina. Quando a cebola estiver bem douradinha, junte a cenoura e a mandioquinha salsa amassadas. Adicione metade do leite, tempere com sal (lembrando que a manteiga ou margarina, às vezes, já têm sal também), e vá mexendo bem, para não grudar e para deixar homogêneo.



Adicione quanto mais do leite considerar necessário, para que o purê fique cremoso, e continue mexendo, até que esteja tudo bem homogêneo e com boa consistência. Apague o fogo e reserve.



Coloque a carne moída refogada no fundo de um refratário untado com azeite, usando uma colher para deixar bem uniforme.



Por cima, coloque a mussarela ralada grossamente. Se você preferir, pode também usar um outro queijo de sua preferência, ou uma ou duas camadas de mussarela em fatias.



Cubra com o purê de mandioquinha salsa e cenoura, usando uma colher para acertar a superfície.



Polvilhe com parmesão ralado finamente.



Leve ao forno pré-aquecido, em fogo médio, por aproximadamente 15 minutos, até que esteja gratinado.



Nós servimos esse prato acompanhado de arroz branco e de um refrigerante (porque era domingo à noite e ninguém mais aguentava ver canjebrina pela frente rsrs).




É isso aí, pessoal!
Como nós avisamos no início, esse prato leva um pouquinho mais de tempo para ficar pronto, mas vocês puderam ver que não há nenhum grande mistério, e que os procedimentos são todos bastante simples.
De quebra, a gente acabou até ensinando como fazer um purê, no meio dessa história toda!
E podem ter certeza: quem experimentar vai ver que o resultado faz valer muito a pena todo o trabalho!
Por fim, uma outra dica importante: quando você tirar o purê da panela, já coloque água, para amolecer, porque senão depois você terá um trabalho meio irritante para fazer (como a minha amada Dani Manfiolli lembrou disso bem na hora, a gente abriu mão de tal irritação)!
Vocês todos, como sempre, estão convidados a comentar, sugerir, criticar e tudo mais. Também estão sempre intimados a mandar suas próprias receitas, resenhas gastronômicas e tals. A gente só pede para vocês fotografarem e explicarem o processo, para o blog manter um padrão, e o trabalho da postagem fica por nossa conta!
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"

Nenhum comentário:

Postar um comentário