domingo, 12 de agosto de 2012

Aguê


Olá, pessoal!
Tudo bem?
Eu imagino que muita gente que curte culinária e que frequenta supermercados com prateleiras de produtos orientais já tenha visto o "aguê", e tenha se perguntado: o que é e pra que serve esse troço esquisito?
Segundo consta, o aguê consiste em tiras de "tofu" fritas em óleo bem quente.
E agora vem pergunta: mas que raios é tofu?
Pois o tofu é um queijo preparado a partir do leite de soja.
O fato é que eu não sei fazer tofu e nunca tentei preparar o aguê diretamente a partir do tofu, também. Aliás, já vi tofu frito que não tem cara de aguê, nem de longe, vai entender...
De qualquer forma, "para nossa alegria", você pode encontrar em supermercados e casas de produtos orientais o "Nippo Aguê", em embalagens com 12 unidades, o que facilita bastante as coisas.
Na maior parte das vezes, você verá o aguê do jeito que ele sai da embalagem, cortado ao meio e recheado de arroz, numa espécie de sushi.
A notícia supreendente é que há uma receita que foi passada à minha família a partir da minha madrinha, Hyemiko Nagao, e que deixa tudo muito mais gostoso.
A apresentação do prato pode não ser das melhores, mas o sabor é delicioso, podem acreditar!
Antes da receita, um último esclarecimento: utilizamos aqui o hondashi (um tempero feito a base de peixe). Se você não tiver hondashi ou não gostar muito do sabor característico de peixe dele, pode deixá-lo de fora, sem grandes prejuízos para o resultado final.
Vamos lá!



Ingredientes:
12 aguês
2 copos de água
1 envelope de hondashi
1 pitada de aji nomoto
1 colher de chá de sal
2 e 1/2 colheres de sopa de açúcar
3 colheres de shoyu
2 colheres de sakê



Modo de Fazer:

Coloque em uma panela, para ferver, água suficiente para mergulhar os aguês.
Quando a água estiver fervendo, coloque os aguês, use um garfo para afundar.





Quando já tiver feito todos os aguês afundarem nessa água fervente, escorra a água e reserve os aguês.



Em uma panela coloque todos os demais ingredientes: água, hondashi, aji nomoto, sal, açúcar, shoyu e sakê.



Deposite os aguês nessa mistura, e leve ao fogo alto.



Deixe no fogo até secar a água, virando os aguês uma vez ou outra, para garantir que todas as superfícies tomem contato com o molho.






Quando a água secar, sirva como acompanhamento de arroz (você pode servi-los recheados de arroz, se preferir) e de um prato principal.
Nesse dia aí servimos com arroz branco e com uma carne de vaca com moyashi e shiitake (essa receita também vem pro blog logo).





Fica uma delícia.
Quem curte a culinária oriental vai adorar, tenho certeza.
Como sempre, vocês estão convidados a comentar, sugerir, criticar e tudo mais. Também estão convidados a mandar suas próprias receitas. Sei que há um universo enorme de receitas de tudo que é origem por aí, e que muita gente tem uma baita quantidade de coisa interessante pra ensinar.
Vamos que vamos.
Abração e "inté",

Thiago "Virgulino"

4 comentários:

  1. Eu não fiz o molho porque não tenho hondashi em casa. Então, recheei os agues com uma mistura de atum picante, alcaparras e anchovas. Daí, dispendeu o shoyu. Ficou muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Eu não fiz o molho porque não tenho hondashi em casa. Então, recheei os agues com uma mistura de atum picante, alcaparras e anchovas. Daí, dispendeu o shoyu. Ficou muito bom.

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de Aguê parece delicioso a eeceita

    ResponderExcluir