quarta-feira, 20 de junho de 2012

Peixe à Fiorentina


Olá, pessoal!
Tudo bem?
Esses tempos atrás, nós postamos uma receita de sorrentino à fiorentina, e dissemos que esse último termo faz uma referência à cidade de Florença
(assim como à milanesa faz referência a Milão e tudo mais) e que é utilizado para fazer menção aos pratos e molhos que levam espinafre na composição (e, da última vez para cá, eu descobri que o espinafre é meio que uma erva símbolo de Florença, e que é, inclusive, conhecido como uma contribuição daquela cidade à culinária francesa, vejam só).
Pois bem, na verdade, a primeira vez que eu ouvi o termo "à fiorentina" foi como designação de um peixe maravilhoso que minha mãe faz.
Resolvi, então, dar um pouco da minha própria cara à receita e trazê-la para o blog.
Minha mãe, por exemplo, costuma utilizar pescada branca previamente empanada e frita... Eu prefiro usar badejo, sem empanar, como vocês poderão ver (tanto por gostar muito desse peixe, quanto por ser mais prático não empanar, para falar a verdade rsrs).
É claro que você pode usar o filé de peixe de sua preferência (é desejável que ele seja razoavelmente alto, todavia) e que também pode adicionar detalhes a seu próprio critério.
Essa forma de preparar o peixe à fiorentina é apenas uma de inúmeras possíveis!
Chega de papo furado!
Vamos lá!


Ingredientes:

800g de badejo
1 maço de espinafre
1 vidro de aspargo em conserva
1/2 caixinha de creme de leite
1 copo de leite
2 colheres de amido de milho ou farinha de trigo
parmesão ralado
sal

Modo de Fazer:

O modo de preparo do molho é exatamente aquele que já está explicado no "post" sobre o sorrentino à fiorentina. Nós vamos repetir o processo aqui, para facilitar!
Conforme havíamos esclarecido naquela ocasião, para falar a verdade, esse molho pode ser feito de forma muito mais cuidadosa, indo mais de uma vez ao fogão, para ir apurando e tudo mais. Na receita de hoje, usei uma forma simplificada que também fica gostosa!
Lave bem o espinafre, retirando os talos mais grossos.

Coloque o espinafre em uma panela, em fogo baixo.

Mantenha o espinafre nessa panela até que ele esteja murcho.


Quando o espinafre tiver murchado, tire ele todo do fogo, e coloque sobre uma tábua. Utilize uma espátula ou escumadeira para, com a tábua inclinada, espremer o espinafre, para tirar dele o caldo escuro que ele contém.


Coloque no liquidificador o creme de leite, o espinafre já murcho e escorrido, sal a gosto para temperar, o leite e o amido de milho OU a farinha de trigo.





Utilize a função "pulsar" do liquidificador, para misturar os ingredientes, sem reduzir o espinafre totalmente à forma líquida.


Se o molho tiver ficado muito grosso, adicione um pouquinho mais de leite; se tiver ficado muito fino, acrescente um pouco mais de amido de milho ou de farinha de trigo, misturando novamente no liquidificador.


Separe o molho.
VAMOS AO PEIXE!
Aqui é necessário um esclarecimento... As imagens a seguir foram tiradas num dia que a gente fez mais ou menos três vezes a quantidade. Então não se assustem! rsrs
Tempere o peixe com sal e limão, com no mínimo duas horas de antecedência. O ideal é que ele seja temperado de um dia para o outro.


Pegue uma assadeira suficiente para acomodar todo o peixe em uma única camada, e espalhe um pouco do molho no fundo, para evitar que grude.


Distribua o peixe na assadeira.


Cubra com o resto do molho e espalhe os aspargos por cima.


Polvilhe com parmesão ralado (preferencialmente, ralado na hora).


Leve ao forno pré-aquecido, em fogo médio, por 45 minutos, para cozinhar o peixe e derreter o queijo.
E está pronto!

Você pode servir com arroz branco ou um risoto (confesso que a qualidade dessa última foto aí, principalmente, não faz justiça à receita... azar!!! rsrs).

Tenho certeza de que vocês vão gostar!
Uma receita saudável, que não é tão difícil de se fazer, e que se for preparada em um refratário bonito pode até surpreender bastante, também, no visual!
Como sempre, vocês estão convidados a participar, da forma que preferirem! E também estão convidados a expor suas próprias receitas, truques, restaurantes preferidos e tudo mais.
É isso aí, pessoal.
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"

Nenhum comentário:

Postar um comentário