domingo, 24 de junho de 2012

Ostras com Provolone e Parmesão


Olá, rapazeada!
Tudo bem?
Hoje temos uma receita especial!
É um prato a base de ostras!
Gosto muito de ostras desde que eu era criança (quando a gente ficava um tempo sem ir pra praia, meu pai tinha um trabalho danado para levar ostras de São Paulo para Olímpia, com todo o cuidado para que elas chegassem frescas)!
Hoje em dia uma das coisas que me fazem gostar tanto de Florianópolis (além das belíssimas praias, das lindas paisagens, do povo receptivo e do clima de festa) são os restaurantes que servem deliciosas ostras (desde receitas simples, mas muito gostosas, como no Trilegal, em Canasvieiras, bem na frente do mar; até mais elaboradas, como no Gaivotas do Sambaqui; até um bom rodízio, no Freguesia, de Santo Antônio de Lisboa; e até mesmo toda a variedade elaboradíssima do Ostradamus, na região sul da Ilha de Santa Catarina).
Quando a gente fica um tempo longe da praia já dá vontade de experimentar as tais ostras.
E olhem que não é lá tão difícil de se fazer.
Um esclarecimento quanto aos ingredientes: você pode fazer com quantas ostras quiser (nós utilizamos 18); o provolone deve ser suficiente para colocar uma fina fatia sobre cada ostra; e o parmesão o suficiente para gratinar.
Vamos lá!


Ingredientes:

Ostras
Provolone
Parmesão


Modo de Fazer:

Ponha as ostras todas em uma panela, cubra de água fria, coloque um pouco de sal, e leve ao fogo baixo. Esse procedimento é para que as ostras abram as conchas. O fogo baixo garante que ela não fique emborrachada.

Você precisará ter um pouco de paciência. A água vai levantar fervura e você ainda deixará as ostras um bom tanto lá dentro. Depende muito do número de ostras, mas eu calculo que ficará ferventando por uns 30 minutos ainda. Quando as ostras começarem a abrir (ainda que discretamente), estará ficando bom.

Nesta altura, estará bem mais fácil abrir as ostras. Tire as ostras uma a uma da água (enquanto mantém o fogo baixo aceso) e faça o procedimento de abertura (enquanto as demais ostras continuam na água). Você pode utilizar uma faquinha de cozinha para procurar o lugar onde estiver mais fácil inserí-la na abertura da ostra para forçar o afastamento das conchas. Se não estiver usando equipamento especial, utilize também um garfo de cozinha para fazer o apoio. Vá descolando todas as ostras e desgrudando o molusco da concha, descartanto a concha mais lisa por dentro, e reservando o molusco na concha mais côncava (que serve como recipiente para a fase de gratinar).

UMA OBSERVAÇÃO!
Se você preferir, pode servir as ostras desse jeito mesmo, já quando tira elas da casca, "ao bafo", com um limãozinho para temperar. Nesse momento, elas já estão cozidas, e não "ao natural".



Coloque todas as ostras nas respectivas conchas em uma assadeira. Cubra cada ostra com uma fatia de provolone.

Por cima, polvilhe parmesão ralado grossamente.



Leve a assadeira ao forno pré-aquecido, a 180ºC, por aproximadamente 25 minutos, ou até que o queijo esteja gratinado, quando as ostras estarão prontinhas para serem servidas!


Fica uma delícia, pessoal!
É bem mais fácil de fazer do que parece!
Espero que vocês se animem a experimentar essa iguaria!
Como sempre, estão todos convidados a comentar, a sugerir, a criticar e tudo mais. E também estão sempre convidados a mandar suas próprias ideias e receitas.
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"

Nenhum comentário:

Postar um comentário