domingo, 10 de junho de 2012

Costela na Pressão


Olá, pessoal!
Tudo bem?
Por aqui está tudo ótimo!
O "post" de hoje é especial.Ele é uma contribuição dos meus pais (Dagmar e Nelson), que eles prepararam já há uns dias, mas que nós estamos editando juntos, aqui em Olímpia, para encerrar o feriadão que eu passei por aqui.
Espero que todos vocês tenham tido um feriado muito bom, também, na companhia das pessoas que vocês amam e que fazem as aventuras gastronômicas todas valerem muito mais a pena!
A receita de hoje é uma deliciosa costela, feita com linguiças e com uma variedade de temperos.
Tenho certeza de que vocês vão gostar!Vamos à receita, nas palavras dos chefs!

"Ingredientes:

Meio quilo de costela de boa qualidade
Um gomo de linguiça suína fresca
Um gomo de linguiça calabresa

Uma cebola em rodelas
Um tomate picadinho
Dois dentes de alho (grandes) em fatias
Um tablete de caldo de carne
Cheiro verde: salsinha, cebolinha, tomilho, salvia e manjericão
Se quiser pode acrescentar mais um pouquinho de sal, mas lembre-se de que já utilizou o caldo de carne e que as linguiças já são salgadas.



Modo de Fazer:

No fundo de uma panela de pressão colocar três descansos para panela de inox (para não grudar a carne no fundo da panela).


Acomodar a carne.


Distribuir sobre a carne parte do tomate, do alho, da cebola, o caldo de carne bem esfarelado e parte do cheiro verde.


Colocar as linguiças e repetir a operação com o que sobrou dos temperos (menos o caldo de carne que foi todo sobre a carne).


Tampar a panela e levar ao fogo baixíssimo. Quando começar a 'apitar', conte uma hora e desligue. Abra a panela.
Mire sua produção...


Sirva com arroz branco, regado com o molho que se formou durante o cozimento da carne e salada de agrião, ou da forma que mais se adeque ao seu paladar.
BOM APETITE!!!"

Podem acreditar: fica realmente maravilhoso!
Uma observação importante: as peças de inox que vão no fundo da panela têm a função de não deixar a carne grudar. Parece-me que, mesmo que você não tiver as peças, pode fazer a receita, mas deve calcular que um pouco da carne pode ficar grudado no fundo.
Esperamos que vocês gostem.
Como sempre, estão convidados a fazer seus comentários e sugestões. Enviem, também, as suas próprias receitas, que vocês vão se divertir participando do blog, podem apostar. Aliás, você também pode incentivar aquele seu amigo que tem alguma receita interessante a fotografar, explicar e mandar aqui para o blog.
É isso aí, pessoal!
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"


P.S.: Rapazeada, algumas pessoas deram ideias bastante interessantes para contornar a falta das pecinhas de inox que vão no fundo da panela e que têm a função de não deixar a carne grudar. A Profa. Walkiria sugeriu que seja colocada na fundo da panela uma camada de cebola em rodelas (que acaba derretendo e incorporando o sabor) e, possivelmente, de uma camada de rodelas de tomate, sem semente. O Sidnei (que já tinha dado a sugestão de se cozinhar o macarrão sem colocar óleo na água) sugeriu que no fundo da panela vá uma camada de rodelas de batatas, que vai acabar cozinhando e absorvendo o tempero (diz ele que a batata corre o risco de ficar mais gostosa que a costela rsrs). É isso aí. Muito obrigado pelas contribuições, e continuem participando. Abração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário