sexta-feira, 25 de maio de 2012

Geleia de Morangos e Cerejas

Olá, pessoal!
Tudo bem?
Em homenagem ao final de semana, que se aproxima, segue mais uma sugestão da minha grande amiga Amanda!
Ela aceitou, novamente, o convite, e inaugurou a família de receitas doces aqui do blog, explicando os passos de uma tentatora receita de geleia de morangos e cerejas naturais!
Vamos logo às explicações da própria mestre cuca:


"Ingredientes:

- 2 kg de cerejas
- 2 kg de morangos


- 1 kg de açucar (nessa receita eu coloquei 600 gr. porque as cerejas estavam bem maduras, mas veja voce. Eu prefiro com menos açucar.)
- as cascas e o suco de um limao siciliano (eu contei com o descascador de batatas para nao vir a parte branca - que deixa amarga)



Modo de Fazer:

Corte as cerejas no meio e tire o caroço; corte os morangos em quatro.


Coloque todos os ingredientes em uma panela grande.


Misture bem e deixe cozinhar em fogo médio.


Tirei umas fotos do cozimento para vocês verem como vai ficando...


Essa agua é toda água da fruta...



Depois de 2hs no fogo...


Depois de 3hs... já estava praticamente pronta, mas deixei mais meia hora no fogo para encorpar um pouco mais...


Depois de 3hs e meia estavam prontas...


Tire do fogo e coloque ainda quente nos vidros (bem lavados e secos).


Tampe bem e coloque em um lugar quente (eu coloquei em uma bacia com algumas cobertas).


Abafe bem e deixe assim ate estar completamente frio (recomendo só no outro dia - esse processo de abafar è segredo da minha sogra ;)


No outro dia estara prontinha para comer no cafe da manhã com torrada e manteiga ;)


Depois de aberta coloque na geladeira.
Fechadinha pode conservar ate um ano!

Buon appetito!! :*"

É isso aí, pessoal!
Eu sei que aqui no Brasil não é tão fácil de se achar cerejas frescas quanto na Europa - onde a Amanda mora já faz um tempo - mas para quem conseguir está na cara que vale muito a pena tentar!
E eu também confio na criatividade de vocês para substituir um ingrediente difícil de se achar por algum outro também muito interessante!
Como sempre, vocês todos estão convidados a comentar, a mandar sugestões e críticas.
Vocês todos também estão sempre convidados a enviar suas próprias contribuições!
O blog acabou ganhando uma configuração muito mais interessante do que eu tinha imaginado inicialmente, e isto não teria acontecido se não fossem as contribuições que um pessoal muito gente fina já mandou! Quem já contribuiu fica convocado a continuar contribuindo! Quem ainda não contribuiu fica convidado a participar mais ativamente da diversão!
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"

3 comentários:

  1. Adorei a receita e a informação de até quanto tempo podemos conservá-la

    ResponderExcluir
  2. Olha a metade das frutas mas coloquei um limão inteiro ( o suco) será que vai ficar bom

    ResponderExcluir
  3. Será que posso fazer com cerejas em calda?

    ResponderExcluir