quinta-feira, 1 de março de 2012

Penne com brócolis e calabresa


Olá, pessoal!
Tudo bem?
A Paula, minha irmã, foi a primeira a aceitar o convite para colaborar com o blog, fotografando e explicando uma receita.

O prato escolhido foi uma macarronada com brócolis e calabresa que, segundo ela, é mais fácil de se fazer do que o arroz que eu ensinei esses dias.
Vamos logo à receita, segundo a própria descrição (com pequenas adaptações) da criadora:

"Tá bom que esta não é uma receita muito elaborada, mas é fácil de fazer (talvez tão fácil ou mais fácil que o arroz que o Thiago postou) e fica gostoso!! hehehe


Ingredientes:
- 1/2 pacote de macarrão tipo penne
- 1/4 de cebola picadinha
- alho
- 1/2 calabresa picadinha (se for defumada, mais gostoso)
- Brócolis picadinho (use também os talinhos)


Cozinhar o macarrão al dente (do tipo nem cru e nem molega). A dica aqui é já colocar sal na água (além do tradicional fio de óleo) para que o macarrão já fique temperado, já que nesta receita não há propriamente um molho.


Em outra panela (ou na mesma, depois de cozido o macarrão, enquanto ele escorre), colocar azeite e refogar em um pouco de azeite primeiro a cebola, até que comece a ficar transparente, depois um pouquinho de alho picadinho (eu usei aquela pasta pronta), juntar a calabresa e refogar mais um pouco.


O brócolis entra só nos "finalmentes", porque deve ficar pouco no fogo pra ficar firme, o ideal é que ele fique só o tempo de mudar a cor para um pouco mais viva. Um pouco de sal (se o macarrão tiver pego tempero, só uma pitada para o brócolis, pois a calabresa já é salgada). Outra dica é ao juntar o brócolis colocar uma colher de sopa de água e mecher rapidamente. Seca na hora, mas o vapor que solta ajuda a deixar o brócolis mais gostoso e desgrudar do fundo algum temperinho que tenha ficado por lá.


Desligar a panela e juntar o macarrão e mais um pouco de azeite e misturar bem.


Pronto pra servir! Se tiver queijo ralado, completa o prato (eu não tinha! snif!)." (Paula Caversan Antunes)

Pelo jeito fica bom mesmo!
Eu mesmo vou testar a receita bem logo!
Continuamos aguardando comentários, elogios, críticas e sugestões. Vamos dividindo nossas experiências, mostrando que o fogão não é um bicho de sete cabeças!
Abração,

Thiago "Virgulino"

2 comentários:

  1. Hummmm!!! Me pareceu deliciosa! E prática, rápida, bonita... como tudo que você faz, né´Paulinha?? É muito bom gostar de cozinha, pois ai estamos a um passo das inesquecíveis reuniões ao redor da mesa (que o diga o Thiago!!!)

    ResponderExcluir