quinta-feira, 15 de março de 2012

Carne com Shiitake e Molho de Ostras

Olá, pessoal!
Tudo bem?
Conforme prometi ontem, hoje tem receita nova!
A Paula, minha irmã, preparou uma receita de carne com shiitake e molho de ostras, que fica uma delícia, e não é difícil de fazer.
O shiitake é um tipo de cogumelo oriental que tem um sabor bastante peculiar, e que vai muito bem em uma série de receitas. Você pode, eventualmente, utilizar shiitakes frescos, se os encontrar (lembrando que, neste caso, eles soltarão alguma água, e que o tempo de cozimento com os cogumelos deverá ser pequeno).
Nesta receita, a Paula utilizou os shiitakes secos (que são mais fáceis de se encontrar, em qualquer prateleira de produtos orientais; dá pra comprar por preços bem interessantes na Liberdade, em São Paulo, e rende bastante).
A Paula também preferiu trabalhar com o sabor salgado só do shoyu e do molho de ostras, mas é claro que você deve experimentar o tempero para ver se está do seu gosto, e pode adicionar sal, caso lhe pareça necessário.
Vamos ao roteiro da própria criadora, com pequenas adaptações:

"Ingredientes:
- Carne em tirinhas (não sei quanto em gramas, mas coube em um pratinho)
- 1 cebola em tiras
- 1/3 de cenoura em tiras
- 8 cogumelos shiitake
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 1 colher de chá de óleo de gergelim torrado (opcional)
- 6 colheres de sopa de shoyu
- 2 colheres de sopa de molho de ostra
- aji-no-moto




Pois bem... eu hidratei o shiitake  e cortei em tiras também.


Derreta a manteira, junte o oléo de gergelim e coloque a carne para refogar. Quando ela já estiver quase boa, junte a cebola e deixe a carne acabar de cozinhar.


Feito isso, junte a cenoura, o cogumelo, uma pitada de aji-no-moto (não é preciso sal, pois o shoyu faz o papel), misture bem para incorporar a manteira e logo em seguida junte o shoyu e um pouquinho de água.


Tampe a panela e abaixe o fogo, esperando cozinhar por cerca de 5 minutos (acompanhe de perto para não secar tudo e grudar). Com a carne ainda úmida do shoyu, junte o molho de ostra e desligue.


E pronto!


Se não tiver molho de ostra, sugiro aumentar a quantidade de shoyu e acrescentar uma ou duas colheres de molho de tomate." (Paula Caversan Antunes)


Já experimentei essa receita preparada pela Paula, com algumas variações, diversas vezes; e posso assegurá-los de que fica uma delícia!

Vale lembrar que há duas formas de se utilizar o shiitake seco, dependendo do que você vai fazer.
O mais certo é você colocar os cogumelos secos inteiros em uma caneca com água em temperatura natural, e aí levar ao fogo, até levantar fervura. Aí você escorre os cogumelos (com cuidado pra não se queimar, é lógico) e fatia eles como quiser, e daí usa na sua receita. Dá até pra fazer na manteiga (se bem que não fica a mesma coisa que o fresco).
Se você estiver com pressa e for usar ele numa carne com algum molhinho, por exemplo, você pode dar um jeito de "rasgar" um pouco os cogumelos secos, e jogar por cima da carne quando colocar ela pra refogar. A carne vai  soltar um pouco de água, você pode colocar mais um pouco depois, e o shiitake vai acabar cozinhando também. Economiza o tempo da hidratação prévia.

Mandem suas sugestões, críticas, contribuições! Divulguem a ideia! E vamos nos divertir! Lugar de mulher é na cozinha... de homem também! Se der pra estar juntos lá, melhor ainda!
Abração,

Thiago "Virgulino"

Nenhum comentário:

Postar um comentário