quinta-feira, 1 de março de 2012

Lombinho à Palmares


Olá pessoal.
Agora nós vamos passar uma receita bem fácil e gostosa usando lombo suíno e malzbier.
Como utilizaremos sal para temperar e a malzbier é adocicada, o resultado acaba ficando bastante interessante.
A receita serve bastante bem duas pessoas.
Vamos direto ao assunto.

Os ingredientes que utilizaremos são, basicamente, meio quilo de lombo suíno magro, uma long neck de malzbier, meia cebola e três dentes de alho.
Você pode aumentar ou diminuir o alho ou a cebola de acordo com a sua preferência, é claro.



Para começar, corte a cebola em rodelas, o alho em fatias, e o lombo em cubos ou tirinhas.



Deixe a panela esquentar, coloque um pouco de azeite ou óleo e doure a cebola e o alho.


Acrescente o lombinho e sal (vale lembrar que eu uso o famoso "sal temperado") a gosto.


Aqui vem um ponto bastante importante: coloque um pouco de água, e deixe a panela tampada, para garantir um bom cozimento, porque é bom tomar cuidado com as carnes suínas, por conta do risco de teníase. Isso também garantirá que a carne ficará bastante macia (se bem que a cerveja também ajudará bastante com isto, depois).


Quando a água estiver quase secando, deixe a panela aberta, e refogue bem a carne.


Quando a carne estiver refogada, acrescente a cerveja (se ela não couber toda na panela, você pode ir acrescentando aos poucos, mas é importante que toda a carne tenha contato com a cerveja).


Deixe a panela aberta, e espere a cerveja reduzir um tanto, mexendo de vez em quando a carne, até ficar um pouquinho de molho (delicioso pra se comer com arroz branco). Não se esqueça de conferir o tempero, e adicionar um pouco mais de sal, se for o caso.


E pronto!
Na boa, é mais fácil do que parece!
Em resumo: refogue cebola e alho, frite bem a carne, coloque cerveja preta e deixe quase secar. Fim.

Observações:
1. Você pode substituir a carne suína por filé de frango, que também fica muito bom e dispensa aquela fase mais delongada de cozimento na água. Se utilizar franco, pode simplesmente refogá-lo para depois acrescentar a cerveja direto. Simples assim.
2. Se você preferir um caldo mais encorpado, pode dissolver amido de milho em uma xícara de chá de água, e acrescentar ao molho enquanto ele ainda estiver ralo. Fico por perto, porque a mistura vai encorpar bem rápido e, se você bobear, pode acabar queimando.
3. Tome cuidado com as substituições do tipo de cerveja. Experiência própria (e conclusão um tanto óbvia): se você utilizar uma cerveja mais amarga, a carne também ficará amarga.
4. O nome da receita foi sugerido pela Dani. Como o molho é escuro e o sabor adocicado, a ideia foi fazer uma homenagem ao Quilombo dos Palmares. Ou seja: por favor, não seja babaca a ponto de acreditar que houve qualquer preconceito, certo?

Continuamos agradecendo e aguardando novos comentários, sugestões, contribuições (isto mesmo, estamos admitindo novos autores; e quem quiser contribuir de forma mais esporádica pode fotografar e explicar as suas criações gastronômicas, que eu mesmo cuido da postagem), críticas e o que mais for.
Um abração,

Thiago "Virgulino"

2 comentários:

  1. Geeente! E você nunquinha fez uma dessa para a gente?? Considere-se devendo! Hehehehe.Imagino que fique muuuito bom! Não vou dizer que o sabor deve ser exótico porque sei direitinho qual seria seu comentário desvirtuando o significado do termo... A próxima vai ser um peixe ou qualquer fruto do mar?? Se ainda não pensou nisso sugiro que pense carinhosamente, pois sei que sabe lidar com isso! Parabéns! BJ

    ResponderExcluir
  2. Thiago, fiz a receita "lombinho a palmares" neste final de semana. Apanhei um pouco por causa da minha panela, muito funda, a água não baixava...kkk. De qquer. forma, ficou excelente, troquei de panela e deu tudo certo. As dicas do site estão ótimas, sinta-se sempre motivado para continuar. Abrs.

    ResponderExcluir