terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Arroz Branco

Por incrível que pareça, a preparação do tradicional arroz branco ainda é um mistério insolúvel para muita gente!
Para mim mesmo, a missão de fazer um pouco de arroz soltinho às vezes parece impossível.
Nada que seja de responsabilidade do meu pai, cozinheiro de mão cheia, que foi quem começou a me ensinar os segredos da preparação de um bom arroz.
Vamos, então, tentar dar uma ou duas dicas sobre como fazer a base da maioria das refeições brasileiras.

Em primeiro lugar, é preciso saber escolher o tipo de arroz a ser preparado.
Para os veteranos na arte culinária, qualquer espécie de grão é excelente matéria prima.
Para quem tem alguma dificuldade, todavia, a coisa não é bem assim.
Se você escolher o arroz integral, por exemplo, demorará um bom tanto para conseguir prepará-lo, mas é quase certo que conseguirá um arroz bem soltinho.
Se você escolher o arroz polido (o mais comum), é bom que prefira comprar o famoso "arroz velho", que fica soltinho mais facilmente.
Eu prefiro arroz parboilizado - por um sem número de razões mutíssimo subjetivas e apesar de muita gente torcer o nariz.
O arroz parboilizado tem um sabor muito parecido com o arroz comum, e geralmente ele fica bem soltinho.
Além do mais, você não precisa lavar nem refogar esse tipo de arroz antes do cozimento!
A receita a seguir dá para umas 3 pessoas, dependendo da fome.


Coloque sal a gosto (eu uso sal temperado, preparado pelo meu pai, também) e um fio de azeite ou óleo no fundo de uma panela.


Acrescente um copo de arroz parboilizado.


Adicione dois copos e meio de água.


Deixe a panela "quase" fechada, e acenda o fogo alto, deixando assim durante todo o cozimento.


Quando a água estiver quase seca, feche completamente a panela, e deixe o fogo ligado por mais uns três minutos.
Após apagar o fogo, deixe a panela fechada, por mais uns dez minutos.


Depois de abrir a panela, use uma colher ou um garfo para soltar o arroz de vez.


E ele ficará soltinho, pode acreditar!

Observações:
1 - Você não precisa (nem deve, para falar a verdade) mexer o arroz durante o cozimento. A convecção, o cosmos, a magia, os gnomos e sei lá mais o que vão dar um jeito de espalhar o tempero.
2 - Se der errado, relaxe, peça uma pizza, e tente novamente depois.
3 - Esse post pode não ter nada de muito encantador ou diferente; na verdade, ele é mais uma sacanagem com uns amigos; mas acredito que pode ter uma ou outra dica que sejam úteis.
4 - Uma homenagem aos grandes Marcel Manaia e Totti Maikuma.

Se vocês continuarem visitando o blog, amanhã mesmo tem mais!
Abração,

Thiago "Virgulino"

3 comentários:

  1. Geeente! Essa receita é mesmo sua, pois nunca li nada parecido... Mas é o que eu digo: importante é o resultado, que, no caso, me pareceu muito bom! O pai tá dizendo que tem um porém: para essa receita o arroz tem que ser parboilizado mesmo, senão não funciona. Será???? Eu não afirmaria isso sem tentar! hehehe. Parabéns pelo blog. Adorei a idéia!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, mãe! :)
    Então, eu acho que essa receita só funciona com arroz parboilizado, mesmo, infelizmente. rsrs
    Não tenho certeza, também, se ela funciona quando é pra fazer arroz em grande quantidade, pra bastante gente.
    De qualquer forma, pra poucas pessoas, é um jeito bem fácil de ter arroz gostoso, sem muito trabalho, bem rapidinho!
    Ah, e eu estou esperando as contribuições aí de casa, pra gente colocar aqui!

    ResponderExcluir
  3. E aquele arroz com pequi sensacional hein? hehehehee

    ResponderExcluir